Mapa do Site

Nota de Repúdio

A Câmara Municipal de Baldim e Vereadores que compõe a 18ª Legislatura vêm a público externar sua à forma que agentes políticos municipais estão tentando manipular o devido processo legislativo e a opinião pública contra essa Casa Legislativa.

A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Baldim da 18ª Legislatura vem a público externar seu REPÚDIO à forma que agentes políticos municipais estão tentando manipular o devido processo legislativo e a opinião pública contra essa Casa Legislativa.

Ontem, dia 26/09 durante a reunião Conjunta das Comissões Permanentes, infelizmente, tivemos atos de incitação dos servidores presentes por agentes políticos municipais e detentores de cargos comissionados, de maneira ilegal, abusiva e desrespeitosa.

Os parlamentares municipais, legitimamente eleitos e diplomados, assim como os agentes do Poder Executivo, que ontem, mais uma vez, tomando o uso da palavra, de maneira desordenada e desorganizada, com o objetivo de se auto promoverem e inflamar o publico presente, obstaram a discussão democrática da proposta legislativa de suplementação orçamentária e necessidades municipais, contidas no Projeto de Lei nº 027/2023, que visa reorganizar o orçamento municipal, para garantir o cumprimento da Lei Orçamentária e os Limites impostos pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

O atraso na deliberação dessa matéria, provocado pelas reuniões assistidas e conturbadas por servidores municipais incitados pelos agentes políticos, vem prejudicando o andamento regimental do processo legislativo, causando mais atrasos e insegurança para a população, de um modo geral.

A condução política do nosso Município passa, necessariamente, por aprovação legislativa. Esse é o modelo democrático estabelecido pelo constituinte originário de 1988.

A administração pública está sujeita a limites legais, ao sistema de freios e contrapesos onde um Poder não manda no outro, mas se harmoniza com ele. Vale lembrar, que a Câmara Municipal é autônoma e soberana em suas ações e votos, não se sobrepondo ao Poder Executivo nem se subjugando à Ele, seja por ameaças, vaias, aplausos, baderna ou qualquer outro tipo de ação ilícita e imoral. As normas regimentais, no processo legal, serão rigorosamente cumpridas, e, lamentavelmente, a condução política do Município expõe toda a situação a que se chegou a administração municipal.

A necessária presença policial se deu em decorrência de atos de ameaças e vandalismo anunciados desde a última reunião, ocorrida no dia 21/09/2023, quando, flagrantemente, servidores públicos, secretários municipais e contratados foram assistir à reunião com o intuito de coagir o voto dos Vereadores.

A preservação do patrimônio público e da integridade física dos presentes só pode ser feita por força policial, devidamente preparada para agir em situações de conflito ou infringência da Lei e da Ordem.

Os Projetos de Leis que envolvam o Servidor Público Municipal e o desenvolvimento do munícipio de Baldim serão devidamente apreciados e o interesse público preservado.

Essa Casa jamais irá prejudicar o cidadão de bem, o servidor ou a população, obedecendo o devido processo legislativo e o respeito entre os Poderes. Entendemos que a participação popular, de representantes do Poder Executivo, da Sociedade Civil, de Servidores públicos e de outros interessados em reuniões das Comissões Permanentes ou Plenárias é legítima, importante e, sobretudo, necessária para o processo democrático, mas desde que a intenção seja voltada para o diálogo e NÃO com o objetivo deliberado de desgastar a imagem desta Câmara e de seus parlamentares diante da opinião pública.

Desta forma, reafirmamos o compromisso da Câmara Municipal de Baldim em atender a população, e não apenas a minoria voltada a tumultuar os trabalhos legislativos e impor a vontade de alguns, de maneira unilateral e sem discussão. Isso seria ditadura, que ainda não foi implantada no nosso ordenamento.

Sua atuação e missão continuam a ser o desenvolvimento socioeconômico do município e o bem-estar do povo baldinense de forma respeitosa e democrática. Esperamos que os representantes dos poderes municipais legitimamente investidos não usem suas prerrogativas e o momento de uma reunião plenária ou de comissões para gerar conflitos e turbulências prejudiciais ao processo legislativo, e à população como um todo. 

Baldim, 27 de setembro de 2023 

Remi Rodrigues
Presidente da Câmara Municipal de Baldim

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support